quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático e RIO+20 - Saiba um pouco mais


Imagem Cut-se

O Fórum Social Temático Justiça Social e Ambiental Preparatório para a Rio+20, está ocorrendo na capital gaúcha, entre 24 e 29 de janeiro de 2012. Participaram as seguintes instituições do Comitê Organizador Local: Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Conselho dos Usuários do Parque Farropilha, Federação dos Sapateiros, Federação dos Municipários do Rio Grande do Sul, Sindicato dos Professores de Gravataí, Sindicato dos Municipários de Caxias, Central Única do Trabalhadores (CUT) e Fórum Sul Abong.

O Fórum Temático faz parte do calendário de mobilizações até a Cúpula do Povos (nome ainda não definitivo), encontro da sociedade civil mundial paralelo à Conferência das Nações Unidas Rio+20, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro (RJ). A Cúpula será aos moldes do Fórum Global, da ECO-92. Cerca de 150 organizações e movimentos sociais de todo o mundo estiveram no Rio, entre 1o e 2 de julho, para dar início à preparação a um seminário sobre a Rio + 20 e à Cúpula. A ação foi organizada pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio + 20.


Mas, o que é Rio+20?

Contexto - A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), que está sendo organizada em conformidade com a Resolução 64/236 da Assembléia Geral (A/RES/64/236), irá ocorrer no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012 marcando o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992, e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002. Com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes a expectativa é de uma Conferência do mais alto nível, sendo que dela resultará a produção de um documento político focado.

Objetivo da Conferência - O objetivo da Conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.

Temas da Conferência - Os dois temas em foco na Conferência serão: (a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Processo Preparatório - Através das Resoluções 64/236 e 65/152 foram decididas a realização de três reuniões preparatórias, sendo a primeira em maio de 2010, a segunda em março de 2011 e a terceira logo antes da própria Conferência. Além disso, também foi decidido que três outras reuniões ocorrerão nesse período: uma em janeiro de 2010, outra no segundo semestre do mesmo ano e a terceira, no mais tardar, oito semanas antes da Conferência. O propósito dessas reuniões é de discutir questões substanciais e procedimentais na preparação da Conferência.

Já teve início um processo preparatório inclusivo, envolvendo vários stakeholders em diferentes níveis, voltado para a obtenção de um resultado significativo no avanço da meta de desenvolvimento sustentável.

Fontes para acompanhar -
www.rio2012.org.br
www.grap.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário