quarta-feira, 4 de abril de 2012

SINTEP/MT comemora os 20 anos do FORMAD

O Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (FORMAD), comemora 20 anos existência e de luta pelas questões socioambientais. As comemorações começaram na segunda (2), durante a abertura da Assembleia Anual. O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT), uma das entidades fundadora do Fórum, sedia o evento que se encerra hoje, quarta (04).

A secretária de formação sindical, Marli Keller, que representa o SINTEP/MT, na coordenação do Formad, participou dos três dias de intenso debate em torno de temas como da Cúpula dos Povos na Rio+20 e agrotóxicos. O Fórum também está realizando a oficina do projeto de pesquisa – Mapeamento de Impactos Socioambientais da produção de Agrocombustíveis no Estado de Mato Grosso.

Para a secretária de formação sindical o Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento surgiu, em 1992, com a preocupação de algumas entidades fundadoras, incluindo o SINTEP/MT, em monitorar as políticas socioambientais e socioeconômicas de Mato Grosso.


“Nessa trajetória de 20 anos, o Formad teve momentos onde se mostrou mais presente e em outros teve um pouco de reflexo. Um momento muito forte que esteve presente foi durante a implantação do Projeto de Desenvolvimento Agroambiental do Estado de Mato Grosso- PRODEAGRO. E, agora, mais recentemente, durante a mobilização na discussão do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Mato Grosso -ZSEE/MT. Foram momentos que o Formad conseguiu reunir todas as entidades e fazer o debate na sociedade mato-grossense”, lembrou Marli Keller.

A participação do Fórum no debate sobre o zoneamento é uma das principais contribuições para a política ambiental de Mato Grosso. “Durante as discussões sobre o zoneamento o fórum conseguir agregar várias entidades e articular o movimento social em torno da questão e foi capaz de influenciar no texto final da Lei de Zoneamento”, citou Marli Keller, ao falar sobre a importância dos 20 anos de criação do Fórum.

A Lei 9.523/11, que instituiu o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso (ZSEE/MT) foi suspensa pela Comissão Coordenadora do Zoneamento Ecológico-Econômico do Território Nacional (CCZEE), na última reunião ordinária, realizada na quinta-feira (29), em Brasília. “O Fórum já havia apontado os problemas, que foram totalmente rejeitados pela maioria dos deputados e governador, além disso desrespeitaram todo o processo democrático. Agora a expectativa é que a nossa proposta seja retomada”, resgatou a ambientalista, destacando a importância do Fórum na construção do zoneamento.

FORMAD

O Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento é composto por 42 organizações da sociedade civil. O Fórum realiza atividades e pesquisas em parceria com sua rede de organizações socioambientais, pessoas ligadas à área e aos movimentos sociais de Mato Grosso.

A Coordenação do FORMAD é composta pelo SINTEP/MT e outras cinco organizações: Operação Amazônia Nativa (OPAN), Centro Burnier Fé e Justiça (CBFJ) , pelo Instituto Centro de Vida (ICV), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STRLRV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário