segunda-feira, 26 de março de 2012

Sintep/MT participa do 1º Ciclo de Debates sobre Qual a economia que queremos

Sintep/MT participa do 1º Ciclo de Debates sobre Qual a economia que queremos: IEducação foi o tema da primeira etapa do ciclo de debaes "Cúpula dos Povos e Rio20 - Desafios e Perspectivas"/i
Educação foi o tema da primeira etapa do ciclo de debaes "Cúpula dos Povos e Rio20 - Desafios e Perspectivas"

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, participou da primeira etapa do ciclo de debates "Cúpula dos Povos e Rio20 - Desafios e Perspectivas", setor Educação, na quarta-feira (21). Estudantes de nível médio, professores, gestores da educação, estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membros do governo do Estado, da prefeitura de Cuiabá e da sociedade civil organizada lotaram o auditório da Escola Estadual Presidente Médici.
O evento contou com a participação da professora Michèle Sato, pesquisadora e educadora ambiental, que apresentou um pouco da trajetória sobre as discussões mundiais, com foco no meio ambiente. Entre uma referência cultural e outra, era mostrado a conjuntura das relações socioambientais na Eco 92, Rio+10 e as expectativas para a Rio+20.
A pesquisadora da UFMT também apresentou o contexto sobre o Tratado de Educação Ambiental, que surge dessa trajetória e acabou tornando-se um movimento mundial, que é responsável pela articulação e incentivo de atividades globais e locais, com o objetivo de promover um processo educativo transformador, através do envolvimento pessoal, de nossas comunidades e nações para o surgimento de sociedades sustentáveis.
Para enriquecer o debate, foi realizada uma mesa-redonda, que contou com a participação do professor Alexandre Melo Faria, da pesquisadora Regina Silva da Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (Remtea) e do presidente do  Sintep/MT,Gilmar Soares. As discussões foram no contexto do desenvolvimento e economia de mercado, da sociodiversidade em Mato Grosso e um pouco da reflexão diária que devemos manter, enquanto sujeitos ativos de uma sociedade em constante transformação.
No final do encontro, foram encaminhadas propostas que serão reunidas e organizadas. Para que no último encontro do ciclo de debates, marcado para junho, possa fundamentar a elaboração de uma carta da sociedade civil mato-grossense, que apontará qual economia queremos. A carta será apresentada durante a Cúpula dos Povos, movimento organizado, paralelamente a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável - RIO+20.
A próxima etapa do Ciclo de Debates - Cúpula dos povos e a Rio20: Desafios e Perspectivas será no dia  quatro de abril, às 14 horas no auditório do Sintep/MT. Com a temática: Agrotóxico Mata!  - leia -
Essa primeira etapa do Ciclo de Debates foi organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (Remtea), Instituto Caracol (iC) e Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da UFMT, com apoio de vários segmentos da sociedade civil e demais secretarias estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário